LESÕES CÍSTICAS CERVICAIS: O TRINÓMIO RADIOLOGIA-ANATOMIA-EMBRIOLOGIA
JOSÉ TRAILA CAMPOS, DIOGO MONTEIRO ROCHA, RUI RAMOS, DANIELA PINTO, JOÃO CALHEIROS LOBO

Objetivo: Discutir e ilustrar os achados imagiológicos em TC e RM das lesões císticas cervicais. Identificar os achados imagiológicos típicos. Realçar a importância do estudo da anatomia e embriologia para o diagnóstico diferencial. Introdução: As lesões císticas na cabeça e pescoço são entidades relativamente raras, mas cada vez mais encontradas como achados ocasionais por diferentes técnicas de imagem. A avaliação por TC e RM, são muitas vezes os passos subsequentes necessários para elucidar a etiologia e extensão profunda da lesão.

Achados imagiológicos: A topografia típica, a sua extensão, as características imagiológicas em adição às informações clínicas ( como a idade e sintomatologia), permitem discernir o diagnóstico diferencial das lesões císticas cervicais nas suas categorias: Cisto do ducto tireoglosso, cistos das fendas branqueais, cistos dermoides e epidermoides, cistos de retenção mucosa, cisto de Thornwaldt, linfangioma, rânula, laringocelo, adenomegalias císticas, cistos tiroideus, de retenção e salivares.

Conclusão: A Imagiologia através das suas diferentes técnicas, permite, devido à existencia de características distintivas, podem fazer um diagnóstico diferencial entre todo o espectro de lesões císticas do pescoço. As técnicas de imagem também permitem a avaliação da extensão profunda tecidual, essenciais para a avaliação pré-cirurgica e prognóstico clínico.

 

ARTIGO COMPLETO (PDF)