LIPOBLASTOMA – CORRELAÇÃO RADIOLÓGICA E PATOLÓGICA

CATARINA FERNANDES, MARIANA AFONSO, ANA SALGADO, PEDRO OLIVEIRA, HÁLIO DUARTE, ROSÁLIA COSTA

Introdução:
O lipoblastoma é um tumor adipocítico mesenquimatoso benigno e raro, composto por gordura embrionária, que predominantemente se apresenta na infância, como uma massa com crescimento progressivo. Pode ocorrer como uma lesão localizada (lipoblastoma) ou como uma proliferação difusa (lipoblastomatose). O diagnóstico de lipoblastoma está dependente da análise histopatológica da peça cirúrgica excisada, contudo, um diagnóstico pré-operatório adequado é essencial para o planeamento da cirurgia.

Objectivo:
Determinar as características clínicas, radiológicas e patológicas dos lipoblastomas e enfatizar os problemas existentes no seu diagnóstico, tratamento e seguimento.

Métodos:
Revisão retrospectiva de 3 casos de lipoblastomas comprovados histologicamente, tratados na nossa instituição entre Setembro de 2007 e Agosto de 2008. Elaboramos uma revisão extensa da literatura do lipoblastoma.

Resultados:
Três crianças formam submetidas a avaliação imagiológica e cirurgia na nossa instituição. Em todos os pacientes os exames revelaram uma lesão composta maioritariamente por gordura. Não foram registadas recorrências entre os 22 e os 38 meses. Conclusão: Durante a infância a identificação de um tumor composto maioritariamente por gordura, deverá sugerir o diagnóstcio de lipoblastoma. A excisão cirúrgica não mutilante permanece como terapêutica de escolha.

 

ARTIGO COMPLETO (PDF)