HÉRNIA DE RICHTER APÓS CIRURGIA LAPAROSCÓPICA - REVISÃO CLÍNICA E RADIOLÓGICA A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO
CECÍLIA LAM, PEDRO GIL, ISABEL OLIVEIRA, ZITA SEABRA

RESUMO

Os autores apresentam um caso clínico de uma doente do sexo feminino de 52 anos, com antecedentes de cirurgia de refluxo gastro-esofágico por via laparoscópica três semanas antes e que recorreu ao Serviço de Urgência por dor abdominal, anorexia e naúseas.

Ao exame objectivo apresentava uma massa palpável no flanco direito. Para esclarecimento do quadro clínico realizou tomografia computorizada (TC) que foi diagnóstica, revelando a presença de uma hérnia envolvendo parte da circunferência do cólon ( bordo livre antimesentérico ) pelo orifício iatrogénico do trocar.

A hérnia de Richter é uma entidade pouco frequente, com uma clínica muito inespecífica, mas apresentando taxa de mortalidade considerável, caso não seja efectuado um diagnóstico correcto e precoce e um tratamento cirúrgico adequado. Este caso, em particular, é ainda mais raro dado tratar-se de uma hérnia de Richter por um orifício do trocar, com poucos casos descritos na literatura. A propósito deste caso clínico, os autores fazem uma revisão da literatura, destacando os aspectos imagiológicos.

ARTIGO COMPLETO (PDF)