TUMOR FILÓIDE MAMÁRIO
CLÁUDIA FARIA, SUSANA BASSO, RUI CATARINO, JOSÉ BIGOTE

RESUMO

Objectivo: Avaliar as características imagiológicas e sua correlação com o tipo histológico nos casos de tumor filóide mamário.
Material e Métodos: Análise retrospectiva de nove casos de tumor filóide mamário, diagnosticados em oito doentes do sexo feminino, no período compreendido entre Janeiro de 1996 e Dezembro de 2005, na Maternidade Bissaya Barreto.
Resultados: Foram diagnosticados nove casos de tumor filóide mamário em oito doentes do sexo feminino. A idade média no momento de apresentação da doença foi de 39,6 anos, sendo a lesão unilateral em 78% dos casos e bilateral em 22%. A mama direita foi a mais afectada (67%) e o tamanho médio das lesões foi de 3.6 cm.
Na mamografia, a forma de apresentação mais frequente foi a de lesão nodular, relativamente bem definida (78%) e, na ecografia, a de lesão nodular predominantemente hipoecogénica (67%).
O tipo histológico mais frequente foi o de tumor filóide benigno (67%).
O tratamento mais frequente foi o de ressecção do tumor com margens alargadas (67%).
Conclusão: Os achados na amostra estudada estão de acordo com o referido na literatura, nomeadamente no que diz respeito à idade de aparecimento da doença, forma de apresentação e tipo histológico mais frequente.

ARTIGO COMPLETO (PDF)