CARCINOMA DUCTAL EM CICATRIZ RADIÁRIA: ASPECTOS IMAGIOLÓGICOS
PEDRO FERREIRA, MÓNICA ATAÍDE, JORGE FERREIRA, MARIA DE LURDES ORVALHO


RESUMO:
Objectivo - Rever os aspectos imagiológicos das cicatrizes radiárias e tentar definir possíveis diferenças entre lesões benignas isoladas e lesões associadas a carcinoma.

Doentes e métodos – Foram revistos os procedimentos de biopsia sob controlo imagiológico e localização pré-operatória nos anos de 1996 a 1998. Foram seleccionados os doentes com diagnóstico histológico de cicatriz radiaria, procedendo-se ao seguimento até ao ano de 2004. Deste modo, dos 905 doentes que efectuaram técnicas de intervenção sob controlo imagiológico, identificámos 22 doentes com cicatriz radiária (CR).

Resultados - Dos 22 doentes com CR, 15 apresentavam CR isolada e 7 tinham associação de CR com carcinoma da mama (Ca mama). Nestes 7 doentes, foi diagnosticado CR associada a Ca mama contralateral (CR e Ca lat) em 3 dos casos e Ca mama em CR (CR + Ca) em 4 dos casos. Caracterizámos conjuntamente os doentes com CR simples (15 casos de CR isolada e 3 casos de CR e Ca lat) em diferentes aspectos: manifestações clínicas e mamográficas, dimensões e associação com alterações quísticas e proliferativas. Nos 4 casos de associação de CR + Ca, caracterizámos segundo as suas manifestações clínicas e mamográficas, forma de associação, dimensões e tipo histológico.

Conclusão - Comparando os casos de CR + Ca com os casos de CR isolada, constatámos não existirem diferenças significativas nas manifestações clínicas e mamográficas. As dimensões anatomo-patológicas são também sobreponíveis. Identificámos 3 casos de CR e Ca lat.

 

ARTIGO COMPLETO (PDF)