COLONOGRAFIA POR TC – EXPERIÊNCIA DO CENTRO HOSPITALAR DE COIMBRA
RUI CATARINO, SUSANA BASSO, AMÉLIA ESTEVÃO


RESUMO:
Objectivo – Avaliar o papel da colonografia por TC como exame diagnóstico do cólon, tendo como base a experiência do Serviço de Radiologia do Centro Hospitalar de Coimbra.

Material e métodos – Análise retrospectiva dos estudos de 94 doentes (58 mulheres, 35 homens; com uma média de idades de 58,03 anos) realizados no Serviço de Radiologia do C.H.C, no período de Agosto de 2005 a Outubro de 2006. Resultados – Verificou-se que, o principal motivo de realização de exame foi a colonoscopia convencional incompleta em 76 doentes (80.8%). Obtivemos 67 (71.2%) estudos que apresentavam alterações imagiológicas, 22 (23.4%) foram normais e cinco estudos (5.3%) inconclusivos devido a má preparação do doente. A alteração mais frequente foi a presença de lesões polipoides (31 doentes). Foi possível a confrontação com estudos de colonoscopia convencional em 48 casos, que não evidenciou na maioria dos casos (37 doentes), diferenças significativas nos segmentos cólicos estudados pelas duas técnicas. Foram os pólipos de dimensões <5mm o aspecto de maior discrepância entre estas duas técnicas. No entanto, a colonografia permitiu o diagnóstico de lesões significativas não evidenciadas na colonoscopia convencional.

Conclusões – A colonografia por TC representa uma forma de abordagem não invasiva do cólon, que cada vez mais se demonstra como um método capaz de ter um importante papel entre os exames diagnósticos do cólon.



ARTIGO COMPLETO (PDF)