ANGIORM DOS MEMBROS INFERIORES
DONATO, PAULO; MARQUES, CRISTINA

A doença arterial oclusiva dos membros inferiores é uma importante causa de morbilidade nos países desenvolvidos, condicionando um elevado número amputações e procedimentos cirúrgicos de revascularização.

A técnica de referência para o seu diagnóstico é a angiografia intra-arterial com subtracção digital, método invasivo com potenciais complicações.

O eco-Doppler é habitualmente utilizado como método de primeira abordagem desta patologia. Permite não só uma avaliação anatómica mas também uma avaliação funcional da vascularização periférica. No entanto, para uma avaliação completa necessitamos de um método que demonstre definitivamente a árvore arterial. Actualmente, tem sido utilizada a angiografia intra-arterial com subtracção digital como último procedimento no diagnóstico pré-cirúrgico.

Novas técnicas, como a angioRM (angiografia por Ressonância Magnética) e a angioTC (angiografia por Tomografia Computorizada) conseguem demonstrar com grande pormenor a vascularização arterial dos membros inferiores.(...)

 

ARTIGO COMPLETO (PDF)