RM DINÂMICA DA MAMA
GASPAR, AUGUSTO MARQUES

O maior objectivo da Imagiologia Mamária é a detecção precoce do cancro da mama. A mamografia continua a ser o método de eleição, contudo com uma taxa de falsos negativos de 10 a 25% dependendo das séries e apresentando francas limitações na capacidade de estabelecer a extensão da doença levando a subtratamento. A RM da Mama com contraste é o método imagiológico mais sensível na detecção do cancro da mama, devendo ser realizado por radiologistas dedicados à Imagiologia Mamária com a indispensável conjugação com a Imagiologia Convencional e a Clínica.

Com várias fases no seu avanço progressivo desde 1986 com o uso de bobine dedicada da mama (bilateral com estudo de ambas as mamas em simultâneo e phased array) e contraste (Gadolínio) a RM da mama sofreu contudo um novo e significativo avanço recente com novas técnicas de imagem paralela ganhando em eficiência e melhor imunidade ao movimento permitindo o uso da mesma informação para análise cinética (estudo dinâmico) e morfológica (estudo em alta resolução). Por outro lado novos dispositivos estereotáxicos permitem a localização das lesões com a modalidade que as detectou.

O exame deverá ser realizado entre a 2 e a 3ª semana do ciclo menstrual, com intervalo de tempo superior a 18 meses após a RT e intervalo superior a 6 meses após a cirurgia, sendo importante a interrupção da THS ou anovulatórios.(...)

 

ARTIGO COMPLETO (PDF)