MAMOGRAFIA DIGITAL VS ANALÓGICA: FUNDAMENTAÇÕES DA ESCOLHA
PASCOAL, ANA; LAWINSKI, CHRIS; MACHADO, NUNO

INTRODUÇÃO
Os desenvolvimentos tecnológicos observados nas tecnologias de imagem médica resultaram numa oferta crescente de tecnologias digitais disponíveis para mamografia.

Considerando os diversos elementos da cadeia imagiológica as transformações mais notáveis ocorreram ao nível das tecnologias de detectores, sistemas de processamento, pós processamento e apresentação da imagem.

O equipamento para produção de raios-X beneficiou da miniaturização dos sistemas electrónicos mas o processo de produção da radiação-X, desenvolvido há mais de 100 anos, mantém-se hoje fundamentalmente idêntico. O objecto radiografado (a mama) é o único elemento que se tem mantido “constante” na cadeia imagiológica. Também nas características do observador convencional (radiologista) tem sido observadas alterações, resultantes da crescente utilização das tecnologias de diagnóstico por profissionais de diversas especialidades clínicas.

Neste artigo são discutidas as vantagens e limitações da mamografia digital por comparação com a mamografia convencional. São apresentadas sumariamente as diversas opções tecnológicas actualmente disponíveis e comentado o seu desempenho no que se refere a qualidade das imagens produzidas e dose recebida pelo paciente.(...)

 

ARTIGO COMPLETO (PDF)