TROMBOEMBOLISMO PULMONAR - IMAGIOLOGIA ACTUAL
FERNANDES, OTÍLIA

O tromboembolismo pulmonar (TEP) é uma causa comum de morbilidade e mortalidade e embora se tenham vindo desenvolver algorítmos clínicos cada vez mais sofisticados para exclusão de TEP sobretudos em casos de teste Ddímero negativo, existe uma crescente procura de exames de imagem, nos casos de suspeita de TEP.

A angiografia pulmonar é ainda considerada por alguns a técnica “golden standard” mas na realidade é raramente usada como tal, dada a invasividade do procedimento e a limitação da técnica no diagnóstico inequívoco de êmbolos pulmonares periféricos.

O uso de exames de Medicina Nuclear, considerados até há pouco o primeiro estudo no algoritmo diagnóstico do TEP, tem vindo a declinar devido á elevada percentagem de exames indeterminados.

Os estudos Angio-RM têm-se revelado com pouca resolução espacial para a avaliação da vascularização pulmonar periférica, para além de ser uma técnica pouco disponível, requerer longos tempos de exame, com dificuldade na monitorização dos doentes. (...)

 

ARTIGO COMPLETO (PDF)