INVAGINAÇÃO INTESTINAL DA CRIANÇA - 10 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM REDUÇÃO HIDROSTÁTICA ECOGUIADA
Mª. JOSÉ NORUEGAS, PAULO COELHO, Mª. CONCEIÇÃO SANCHES


RESUMO

Objectivos: A invaginação intestinal é causa relativamente frequente de obstrução intestinal na criança. A ecografia tem actualmente um papel primordial na exploração inicial em toda a suspeita clínica de invaginação intestinal, confirmando ou não o seu diagnóstico. Permite igualmente orientar os procedimentos terapêuticos, assumindo-se como uma importante alternativa aos métodos clássicos, que constituem uma fonte significativa de exposição à radiação X.
O objectivo deste trabalho é apresentar a experiência do Serviço e demonstrar a eficácia do tratamento conservador desta patologia, utilizando a redução hidrostática com soro fisiológico sob controlo ecográfico.
Material e métodos: Realizou-se estudo retrospectivo de todas as crianças que efectuaram redução hidrostática ecoguiada (n = 71), desde o início da aplicação desta técnica no Serviço, correspondendo a um período de 10 anos (1994 – 2003).
Resultados: A eficácia do método foi de 84.2 %. Em 5,6 % dos casos ocorreu recidiva da invaginação. Nos casos de insucesso terapêutico, observaram-se outras alterações e / ou condicionantes associadas em 60.9 % das crianças.
Não se verificaram quaisquer complicações com este método.
Conclusões: A redução hidrostática ecoguiada é um procedimento seguro, eficaz, económico, que permite uma monitorização permanente do processo de redução e evita qualquer exposição à radiação ionizante.

ARTIGO COMPLETO (PDF)