OSTEOMA OSTEOIDE VERSUS ABCESSO DE BRODIE - ASPECTOS RADIOLÓGICOS
MIGUEL LIMA, MARGARIDA MARTINS, LUÍSA TEIXEIRA, M. CRISTINA MARQUES


RESUMO

Objectivo: Análise dos aspectos imagiológicos dos casos existentes de Osteoma Osteoide (OO) e de Abcesso de Brodie (AB) no arquivo do sector de Ressonância Magnética (RM) do Serviço de Imagiologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra e determinação das características que possibilitam um diagnóstico diferencial entre as duas entidades.

Material e Métodos: Em 13 doentes analisados, todos tinham imagens RM, dez tinham estudo radiográfico simples, oito Tomografia Computorizada (TC) e três Cintigrama Ósseo. Caracterizou-se a imagem sugestiva de nidus, sua localização, dimensões, existência ou não de reacção perióstea e de edema perilesional.

Resultados: Todas as lesões localizavam-se nos membros inferiores. Os AB apresentaram imagem semelhante a nidus, com hipossinal em T1 e hipersinal predominante em T2, enquanto que os verdadeiros nidus dos OO tinham maioritariamente sinal intermédio em T1 e T2. Em 11 lesões com confirmação histopatológica, o diagnóstico radiológico coincidiu com o diagnóstico histopatológico em 6 doentes, sendo os restantes não concordantes.

Conclusões: A localização cortical, a reacção perióstea e o edema predominam no OO, enquanto que a localização medular, o hipersinal em T2 e a ausência de reacção perióstea sugere AB.

 

ARTIGO COMPLETO (PDF)