TUMORES CARDÍACOS PRIMÁRIOS, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DA CASUÍSTICA DOS HOSPITAIS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
HENRIQUE RODRIGUES, PAULO DONATO, PEDRO BELO OLIVEIRA, FÁTIMA FRANCO, CRISTINA MARQUES


RESUMO

No presente trabalho, os autores pretendem fazer uma revisão bibligráfica acerca dos tumores cardíacos primários, nomeadamente em Ressonância Magnética, apresentando concomitantemente os resultados da revisão da casuística feita no Hospitais da Universidade de Coimbra .
Realizou-se uma revisão do arquivo clínico entre os anos de 1989 e 2003, com pesquisa dos casos catalogados como tumores cardíacos e registo dos dados referentes à idade, manifestações iniciais, complicações, morfologia, mobilidade, câmara afectada, dimensões e intensidade de sinal em RM.
Foram seguidos 49 doentes com tumores cardíacos: 37 mixomas e 1 caso isolado de rabdomioma, rabdomiosarcoma, sarcoma indiferenciado, histiocitoma fibroso maligno, hamartoma, linfoma, hipertrofia lipomatosa do septo interauricular, crista muscular, quisto pericárdico, trombo e vegetação de endocardite.
Quanto às características morfológicas, 32 tumores eram pediculados e móveis, localizando-se preferencialmente na AE (33 doentes) e AD (5 doentes), a dimensão média do maior eixo foi de 3,5cm (2 a 8cm).
Por RM foram estudados 11 dos 49 doentes, verificando-se que os mixomas têm sinal intermédio em T1, hipersinal em T2 e realce heterogéneo após gadolínio. A hipertrofia lipomatosa do septo inter-auricular tem hipersinal em T1 e hiposinal em T1 com saturação de gordura.

 

ARTIGO COMPLETO (PDF)